Sejam bem-vindos ao meu Recanto. Que a vossa visita por este espaço vos seja agradável e útil no sentido de fazer sobressair o que de mais belo há em vós!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Fases da Lua e a sua influência na beleza e no bem-estar

 
 
Olá queridos leitores! Hoje vou tratar de um tema que possivelmente, já vos suscitou curiosidade, ou talvez até já recorram ou recorreram alguma vez a ele, como um complemento potenciador da vossa beleza e bem-estar. Estou a referir-me às Fases da Lua.
Até agora, não há estudos científicos que atestem a eficácia deste método, o que existe, é a experiência dos nossos antepassados, que ao longo dos tempos o utilizaram com bons resultados e que estavam então muito mais sintonizados com a Natureza do que, infelizmente, a Humanidade o está nos dias de hoje.
Sabemos que a Lua tem quatro fases:
 
Lua Nova- Quando o lado supostamente visível da Lua no local da Terra onde nos encontramos não se encontra iluminado pela luz do Sol (não estando portanto, visível à vista desarmada quando se dá esta fase)
 
Quarto Crescente- Cerca de metade do chamado disco da Lua encontra-se iluminado pelo Sol (tendo geralmente a forma de um D o lado vísivel), aumentando a partir desta fase a zona iluminada.
 
Lua Cheia- Quando o disco da Lua se encontra totalmente iluminado pelo Sol
 
Quarto Minguante- À semelhança do Quarto Crescente, apenas metade do disco da Lua se encontra iluminado pelo Sol (formando uma espécie de C largo), sendo o lado que não estava iluminado no Quarto Crescente e a área iluminada pelo Sol tende a ser menor a partir desta fase até chegar de novo à Lua Nova.
 
Estas são as quatro fases da Lua mais popularmente conhecidas. Há no entanto, outras intermédias entre estas:
 
Côncavo Crescente ou Lua Crescente- É a fase que se segue à Lua Nova e que antecede o Quarto Crescente.
 
Convexo Crescente ou Lua Corcunda- Segue-se ao Quarto Crescente e antecede a Lua Cheia
 
Lua Propagadora ou Côncavo Minguante- Segue-se à Lua Cheia e antecede o Quarto Minguante.
 
Convexo Minguante ou Lua Minguante- É a fase que se segue ao Quarto Minguante e antecede a Lua Nova.
 
Estas quatro fases intermédias, também são conhecidas por outros nomes, por exemplo o Convexo Crescente também é conhecido como Lua Balsâmica e a Lua Propagadora como Lua Disseminadora. Também a Lua Crescente pode ser denominada Semi-crescente.
Claro que, como já referi, a eficácia da influência das Fases da Lua em certos aspectos relacionados com o nosso corpo, não está ainda comprovada por estudos científicos e não é o objectivo deste post influenciar quem não acredita neste tipo de alternativas, ou levar os caros leitores a adiar a ida ao cabeleireiro por causa da fase da Lua! O objectivo deste post é, apenas, propor-vos mais um complemento, para potenciarem de forma natural os vossos tratamentos de Beleza, Saúde e Bem-estar. Além disso, no que a estar sintonizado com a Natureza diz respeito, isto só fará sentido, se estiverem realmente receptivos a isso. É estarem sintonizados em Mente, Corpo e Espírito, por isso não vale fazerem-no de forma muito “mecânica”, como se estivessem a experimentar um aparelho ou algo do género! Trata-se de pôr o nosso lado mais intuitivo a trabalhar.
Esclarecido este ponto, como é que as fases da Lua podem influenciar-nos?
Através da observação do meio envolvente, os nossos antepassados constataram que conforme a fase em que a Lua se encontrava, o ambiente também sofria algum tipo de transformação. É conhecida esta influência nas marés, nos animais e até alguns pesquisadores constataram influências inclusive, no comportamento humano. Também se verifica a influência das fases lunares no ciclo menstrual nas mulheres.
Com todas estas comparações observadas no dia-a-dia, levou-se este conceito a outros aspectos do corpo, como o crescimento dos cabelos, das unhas e até retenção de líquidos e a facilidade ou não da cicatrização de feridas.
Com base neste conhecimento empírico (a experiência), que sobreviveu ao longo dos tempos, eis em que aspectos da nossa Saúde e Beleza as fases da Lua podem influenciar-nos de forma positiva ou negativa:
 
Lua Nova:
Esta fase da Lua é indicada para fazer mudanças radicais no visual, como por exemplo mudar a cor do cabelo ou/e até um novo corte. Um corte até poderá ser benéfico nesta fase, já que a raiz é fortalecida e há uma revitalização geral do cabelo. Também é indicada para fazer aquela tatuagem definitiva que há tanto tempo pretendem fazer. A escova progressiva também tende a durar mais se feita nesta fase da lua. Não são aconselháveis check-up e exames havendo uma tendência para diagnósticos pouco claros.
 
Quarto Crescente:
O Quarto Crescente é uma fase da Lua bastante popular por ser habitual nesta altura cortarem-se as unhas e o cabelo para crescerem mais depressa. E está certo, cortar as unhas das mãos e no caso do cabelo, cortar apenas as pontas para que cresçam mais rapidamente. Cortar as unhas dos pés não é tão aconselhável, pois não pretendemos que elas cresçam muito rápido! No entanto, se alguma unha do pé estiver afectada por alguma micose é positivo cortá-la nesta altura, pois nestas situações, um crescimento rápido é benéfico para ajudar à cura da micose, bem como para o restabelecimento da unha em si. É uma boa fase da lua para implantes capilares. Esta fase também é ideal para eliminar permanentes e tinturas dos cabelos e deixá-los com um aspecto natural. É aconselhada para cirurgias pois esta Lua é favorável a processos de cicatrização e também para tratamentos de acupunctura. Também é favorável para dietas de ganho de peso e também para equilibrar falta de nutrientes no organismo, mas com cautela caso não pretendam ganhar peso, devido à tendência da Lua! Nada como o vosso médico ou um bom profissional de saúde para vos ajudar a equilibrar o vosso deficit de nutrientes, sem que isso afecte a vossa silhueta. E claro, se costumam ter dificuldades em manter o peso, atenção aos excessos nesta altura! A depilação durará pouco se for feita durante esta fase da Lua.
 
Lua Cheia:
A Lua Cheia é favorável a tratamentos de volume capilar. Se procuram dar mais volume aos vossos cabelos, podem aparar as pontas nesta altura e ele tenderá a crescer mais volumoso. Já se sofrem com o frizz, evitem cortá-lo na Lua Cheia. A boa notícia para quem tem frizz e quem tem cabelos secos e danificados, é que os tratamentos de hidratação e nutrição capilar estão favorecidos nesta fase da Lua. O mesmo também se aplica à pele. Não é aconselhável pintar os cabelos e também não é aconselhável fazer cirurgias, pois o risco de hemorragia é maior. Por este último motivo e sobretudo, pelo facto desta Lua tornar as pessoas mais ansiosas e inquietas, não é aconselhável fazerem tatuagens definitivas nesta altura, pois a ansiedade natural também faz com que haja menos tolerância à dor. Os regimes para emagrecer feitos durante a Lua Cheia também não serão muito motivadores, pois tendem a não trazer os resultados pretendidos ou estes serão mais difíceis de alcançar. Também poderá haver tendência a maior ansiedade em relação à dieta, pois esta lua, como já referi, tende a tornar as pessoas naturalmente ansiosas. Esta lua também não é a ideal para a depilação. A Lua Cheia é indicada para deixar de fumar.
    
Quarto Minguante:
Esta fase da Lua é a ideal para inciar dietas de emagrecimento e perda de peso e também é boa para fazerem um bom detox ao vosso corpo. Os tratamentos dentários também são favoráveis nesta altura. Os tratamentos para diminuir o volume dos cabelos também são favorecidos durante o Quarto Minguante e se cortarem o cabelo durante esta fase, ele crescerá com menos volume e também de forma mais lenta. Cortar as unhas dos pés, se estas se encontrarem saudáveis, fará com que se mantenham mais tempo curtas e também a depilação será mais eficaz, durando mais tempo. Tal como o Quarto Crescente, esta Lua também é favorável para as cirurgias, sendo muito positiva na diminuição do problema em causa, mas há que ter em consideração que a circulação sanguínea e de outros líquidos do corpo em geral tende a abrandar, logo no caso de hematomas ou edemas, estes demorarão mais tempo a desaparecer. O Quarto Minguante também é óptimo para limpezas de pele e exfoliações, sendo ainda favorável para tratamentos de rejuvenescimento. Esta fase da Lua também é favorável ao abandono de vícios e maus hábitos.
 
Como já referi anteriormente neste post, estas são sugestões sobre como aproveitarem as fases da Lua para benefício da vossa Saúde e da vossa Beleza, como apenas, um complemento dos vossos cuidados. Não pretendo que adiem um compromisso importante da vossa Saúde que já esteja marcado. Vão aproveitando gradualmente as oportunidades que forem surgindo, para irem experimentando as reacções do vosso corpo às fases da Lua, sem que isso vos prejudique. Por exemplo, se ainda não marcaram aquela hidratação capilar no cabeleireiro, experimentem marcá-la na próxima Lua Cheia. Ou experimentem cortar as unhas das mãos num Quarto Crescente e vejam como elas reagem.
Esta é também uma forma de harmonizarem o vosso corpo e mente com a Natureza e claro, esta sintonização será sempre benéfica para a vossa Saúde, Beleza e Bem-estar. Mas como já referi também, só poderão beneficiar desta sintonia, se estiverem mesmo dispostos a isso. Façam-no de livre vontade, por iniciativa própria e de mente aberta. Vejam também como o vosso corpo e a vossa mente vão reagindo às pequenas experiências que vão fazendo. Só desta forma a vossa sintonia será verdadeira e eficaz.
O mais importante é seguirem o caminho que vos faz sentirem-se bem e o que funciona melhor convosco. E esse é o vosso melhor segredo de beleza! Até ao próximo post e não se esqueçam de participar nos comentários ou na página do Facebook do Recanto em https://www.facebook.com/recantod.alandra !
 
Também algumas das informações reunidas neste post são fruto de experiências da autora, bem como dos seus amigos e familiares próximos.
Foto: Free Digital Photos/ Autor:Nongpimmy

1 comentário:

Sintam-se à vontade para comentarem, deixarem as vossas sugestões e participarem! Este Recanto é feito a pensar em todos vós! Sejam muito bem-vindos!